2° Congresso Pacto Pelo Brasil

A 2ª edição do evento, que aconteceu nos dias 20 a 23 de agosto, teve o objetivo de trabalhar a temática “Integridade, Tecnologia e Governança”, apresentando boas práticas e expondo soluções direcionadas para a eficiência do setor público.

Publicado para | Destaque em 27 de agosto de 2018 11:54

O Observatório Social de São José dos Pinhas participou do 2º Congresso Pacto pelo Brasil que aconteceu entre os dias 20 e 23 de agosto, em Curitiba, no Centro de Eventos da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP). Este evento teve projeção nacional, pois reuniu especialistas, agentes governamentais, empresários e organizações sociais em painéis temáticos para abordar assuntos relacionados à qualidade na aplicação dos recursos públicos, transparência e controle social.

Com a temática “Integridade, Tecnologia e Governança”, o congresso também apresentou ações colaborativas em favor do país e do fim da corrupção generalizada. No dia 20 de Agosto ocorreu a abertura do evento com a apresentação das novas medidas contra a corrupção, participaram desse painel Michael Mohalem, da Fundação Getúlio Vargas; Dr. Deltan Dallagnol, Procurador do Ministério Público Federal; e Bruno Brandão, da Transparência Internacional.

Integridade foi o tema do dia 21 de agosto do 2º Congresso Pacto pelo Brasil. O principal painel do dia teve como tema “Casos de Sucesso na Prática do Compliance e prevenção à corrupção na Iniciativa Privada”, referente as empresas que adotaram ferramentas de gestão de risco e tiveram sucesso positivo de ter a integridade aplicada nas políticas de desenvolvimento empresarial. As empresas que estiveram presentes para este diálogo foram: Instituto Ética Saúde, com o presidente Gláucio Libório; Neo Energia, representada pelo auditor interno Juliano Berton; Grupo Criarq, com a Sócia fundadora Elisabete Santos, e 3M, pela Líder da América Latina de Compliance e Conduta Empresarial, Roberta Kanawaty Paolon. A mediação foi feita pela Advogada e professora especialista em Global Compliance, Governança Corporativa, Direito Empresarial e Contratos, Juliana Oliveira Nascimento – Chefe de Compliance da Unimed Cuiabá e fundadora do Women Committee Compliance.

O dia 22 foi o “Dia da Tecnologia”, data marcada por casos de sucesso em soluções tecnológicas e ações coletivas a Serviço da Eficiência da Gestão Pública e do Controle Social. O painel iniciou com a apresentação de tecnologias facilitadoras e inovações cívicas, desenvolvidas por órgãos públicos, entidades e cidadãos, em favor do controle social. Uma das ferramentas que foram apresentadas foi o Datapedia, uma plataforma pública que ajuda no entendimento de dados públicos de todas as cidades brasileiras. A apresentação foi feita pelo Co-Fundador e Diretor executivo da plataforma, Marcos Silveira.

No dia 23 de Agosto, ocorreu o encontro nacional dos Observatórios Sociais do Brasil onde foram tratados assuntos financeiros e administrativos da organização. Assim como foram apresentados as melhores práticas de todos os Observatórios Sociais durante o ano de 2017.

A 2ª edição do evento apresentou boas práticas e expôs soluções direcionadas para a eficiência do setor público e formulou ações colaborativas e propositivas em favor do Pacto Pelo Brasil. Além disso, este ano, durante o congress  o, foi comemorado o 10º aniversário do Observatório Social do Brasil
Saiba mais em: G1

 

ObservatórioSocial de São José dos Pinhais

O Observatório Social de São José dos Pinhais é uma associação democrática e apartidária que busca a melhoria e eficiência dos gastos públicos no município de São José dos Pinhais