O que faz um senador?

Publicado para | Destaque em 04 de outubro de 2018 11:38

Dentro de três dias os brasileiros irão as urnas para as eleições gerais, de acordo com a legislação em vigor, o eleitor fará a sua escolha na urna eletrônica, obedecendo à seguinte ordem de votação: deputado federal, deputado estadual ou distrital, senador primeira vaga, senador segunda vaga, governador e presidente da República (Lei nº 9.504/1997, art. 59, § 3º). O voto é a forma pela qual todo cidadão pode escolher quem o representará na Administração Pública, na elaboração de leis e na aplicação do dinheiro público para melhoria do país, dos estados e dos municípios. Conheça agora as atribuições dos cargos em disputa no pleito deste ano.

Entretanto, muitas vezes temos dúvidas sobre os cargos que estão em disputa e fica a pergunta: O que um Senador faz?

O senador é um agente político eleito para um mandato de 8 anos por meio de eleições diretas. Um senador representa um estado da federação – ou unidade federativa – e compõe o parlamento. Este parlamento, por sua vez, é formado pela Câmara dos Deputados e pelo Senado Federal. Os senadores têm a prerrogativa constitucional de fazer leis e de fiscalizar os atos do Poder Executivo. Além disso, a Constituição Federal traz como competência privativa dos senadores: processar e julgar, nos crimes de responsabilidade, o presidente e o vice-presidente, os ministros e os comandantes da Marinha, do Exército e da Aeronáutica, os ministros do Supremo Tribunal Federal, os membros do Conselho Nacional de Justiça e do Conselho Nacional do Ministério Público, o procurador-geral da República e o advogado-geral da União. Também são responsáveis por aprovar a indicação feita pelo Executivo de nomes para ocupar cargos como o de diretor do Banco Central e aprovar nomes de diplomatas brasileiros que representam o país no exterior. Os senadores ficam no senado nacional e recebem R$33.763,00 por mês.

FONTE: Tribunal Superior Eleitoral

ObservatórioSocial de São José dos Pinhais

O Observatório Social de São José dos Pinhais é uma associação democrática e apartidária que busca a melhoria e eficiência dos gastos públicos no município de São José dos Pinhais