A importância do Voto Consciente

Publicado para | Destaque em 05 de outubro de 2018 16:48

O voto, ou sufrágio, como é também conhecido, é um dos principais instrumentos utilizados para eleições de representantes políticos ou para tomar decisões políticas, em espaços em que há consulta popular para isso, como nos casos de referendos ou plebiscitos. No Brasil, são eleitos através do voto diversos representantes políticos da população, como vereadores, prefeitos, deputados estaduais e federais, senadores, além de governadores e presidentes da República. No entanto, é muito importante que a população utilize os seus votos de uma forma consciente, isto é, escolha candidatos que os representem de forma integral e não por possíveis privilégios.

Nós do Observatório Social de São José dos Pinhais enumeramos alguns tópicos que podem ajudar o eleitor na hora do voto.

• Entre no site Unidos Contra a Corrupção e observe se o seu candidato possuí três requisitos:

1. Ele ou ela tem passado limpo?
2. Se comprometeu com a democracia e vai defendê-la durante o mandato?
3. Apoiou as Novas Medidas contra a Corrupção e vai trabalhar desde janeiro de 2019 para discuti-las e aprová-las?

• Vote em candidatos da sua região, pois os interesses da população serão defendidos com mais firmeza, diferente dos candidatos de fora, que geralmente aparecem na cidade somente em período de campanha eleitoral e que priorizam outros interesses. A vantagem em votar em candidatos que vivam na região, ocorre pelo conhecimento deles em relação às necessidades locais. E por conhecerem as dificuldades e reivindicações, eles acabam sendo os porta-vozes para fazer a defesa e buscar recursos para essas necessidades. Também ao ter acesso aos candidatos da cidade, os eleitores tem a oportunidade de cobrá-los, e no próximo pleito, o candidato só será reeleito, se tiver feito um bom trabalho para a região.

•Não venda e denuncie a compra de votos porque quando uma pessoa aceita um benefício em troca do seu voto se condena a viver sem emprego, educação, segurança pública. Assim, o remédio hoje recebido em troca do voto poderá mais tarde custar a falta do hospital que salvaria a sua vida ou a de seu filho.

•Denuncie o desvio de recursos públicos para fins eleitorais. É muito grave que um candidato se utilize de bens e serviços públicos para ganhar as eleições.

•De nada adianta escolher bem um presidente ou governador e tratar com desleixo o voto em deputados e senadores, dos quais depende a aprovação de muitas plataformas do Executivo, ou seja, não adianta votar em um candidato ao legislativo (deputados e senadores) que pensa totalmente ao contrário de um candidato ao executivo (presidente e governador), pois o executivo não consegue realizar nenhuma reforma sem o apoio dos legisladores.

•Pense bem antes de votar, escolhendo pessoas que se prepararam para administrar  (Presidente e Governador) ou fazer leis (deputado federal e estadual e para o senado)  em benefício  de toda a sociedade, nunca em proveito pessoal. Não deixe para a última hora a escolha dos candidatos a deputado e senador. Depois da eleição, acompanhe o trabalho dos eleitos.

ObservatórioSocial de São José dos Pinhais

O Observatório Social de São José dos Pinhais é uma associação democrática e apartidária que busca a melhoria e eficiência dos gastos públicos no município de São José dos Pinhais